11/22/2024

Search
Close this search box.
  • Home
  • Últimas notícias
  • ONG informa que mais de 1.500 pessoas foram presas na Venezuela desde a reeleição de Maduro

ONG informa que mais de 1.500 pessoas foram presas na Venezuela desde a reeleição de Maduro

A ONG de direitos humanos Foro Penal informou neste domingo (18) que mais de 1.500 pessoas foram presas na Venezuela desde o início dos protestos contra os resultados das eleições de 28 de julho. De acordo com a organização, entre os detidos estão 129 adolescentes, com idades variando de 14 a 17 anos, 14 indígenas, 18 pessoas com deficiência e 200 mulheres, sendo a maioria considerada opositora ao regime de Nicolás Maduro.

No começo deste mês, o alto comissário de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Volker Türk, também denunciou o “alto e contínuo número de detenções arbitrárias, bem como o uso desproporcional da força relatado após as eleições presidenciais” da Venezuela. Ele pediu ainda ajuda para a libertação imediata “de todos os que foram detidos arbitrariamente e garantias de julgamento justo para todos”. Nos primeiros dias após a eleição presidencial do país sul-americano, Türk já havia manifestado preocupação com as prisões em massa.

O comunicado da ONU diz que, na maioria dos casos documentados pelo Escritório de Direitos Humanos da organização, “os detidos não foram autorizados a nomear advogados de sua escolha ou a ter contato com suas famílias. Alguns desses casos equivaleriam a desaparecimentos forçados”.

O governo venezuelano alega que luta contra grupos criminosos pagos para promover o caos e abrir caminho para um golpe de Estado.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Junto de Bolsonaro, general de MS está na lista de indiciados por golpe de Estado

O general aposentado Laércio Vergílio, de 70 anos, foi indiciado pela PF (Polícia Federal), nesta…

Mourão diz que plano de golpe é “sem pé nem cabeça” e não vê crime em “escrever bobagem”

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) disse que o plano de golpe de Estado após o…

Artistas locais já podem se inscrever para os editais da Lei Aldir Blanc II

As festividades comemorativas alusivas ao feriado do Dia da Consciência Negra, se encerraram com a…