O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou para a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) na manhã deste sábado (21) acompanhado do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e do assessor especial para assuntos internacionais da presidência da República, Celso Amorim.
A previsão é que o avião presidencial aterrisse em Nova York no fim da tarde deste sábado (21).
Pelo segundo ano, Pacheco vai como representante do Congresso Nacional na agenda da ONU para assistir ao discurso de Lula. Ele deve ser acompanhado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que embarca para os Estados Unidos neste domingo (22). Lira não viajou com a comitiva de Lula, alegando compromissos em Alagoas neste sábado.
Os outros integrantes da comitiva presidencial devem ir em voos separados. São esperados outros ministros do Executivo, como Fernando Haddad, da Fazenda, e Anielle Franco, da Igualdade Racial, além do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e o procurador-geral da República, Paulo Gonet.
A primeira-dama, Janja Lula da Silva, chegou em solo norte-americano ainda na quarta-feira (18) e cumpre uma agenda paralela à de Lula.
Agenda de Lula em Nova York
A partir deste domingo (22), Lula já participa de agendas no âmbito da assembleia. Durante a manhã, está prevista a participação do presidente na Sessão de Abertura da Cúpula do Futuro, com previsão de discursos de Chefes de Estado e de Governo a partir das 10h.
Na segunda-feira (23), há quatro compromissos na agenda do presidente da República, todos concentrados no período da tarde. Está prevista uma reunião bilateral com a Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen e outra com o primeiro-ministro da República do Haiti, Garry Conille.
O presidente ainda tem agendas na Iniciativa Global Clinton e participa da premiação anual da iniciativa Goalkeepers, organizada pela Fundação Bill e Melinda Gates.
A terça-feira (24) é a data mais aguardada de toda a agenda, com a abertura do Debate Geral da 79ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. Tradicionalmente, é do presidente brasileiro a tarefa de fazer o primeiro discurso.
No mesmo dia, há previsão de que Lula se encontre com o presidente da Espanha, Pedro Sánchez, e participe de um evento em defesa da democracia e combate aos extremismos.
O petista encerra a agenda da terça-feira em um encontro com o presidente francês, Emmanuel Macron.
Na quarta-feira (25), Lula participa da abertura da reunião Ministerial do G20.