11/22/2024

Search
Close this search box.

Pesquisa Quaest aponta que 58% dos brasileiros não apoiam candidatura de Lula em 2026

Uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest, divulgada neste domingo (13), revelou que a maioria dos brasileiros, 58%, acredita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deveria se candidatar à reeleição em 2026. Em contrapartida, 40% dos entrevistados defendem a continuidade do petista no comando do país por mais um mandato.

O levantamento também mostra um cenário de incerteza caso o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não participe das eleições de 2026. A pesquisa revela que 49% dos entrevistados não sabem apontar quem seria o candidato mais forte para competir com Lula. Entre os possíveis nomes, Pablo Marçal, empresário e influenciador digital, foi considerado o mais competitivo por 15% dos eleitores. Em seguida, 13% acreditam que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), seria a principal oposição, enquanto 12% apostam em Michelle Bolsonaro, esposa do ex-presidente. Outros nomes mencionados foram o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), com 4%, Ronaldo Caiado (União Brasil), governador de Goiás, também com 4%, e Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, que apareceu com 3%.

No cenário hipotético em que Lula enfrentaria Marçal e Tarcísio em uma eleição hoje, o atual presidente lideraria com 32% das intenções de voto, seguido por Marçal, com 18%, e Tarcísio, com 15%. Ainda assim, o índice de indecisos, somado aos votos nulos e brancos, destaca a imprevisibilidade do pleito: 18% se disseram indecisos, e outros 18% afirmaram que votariam em branco, nulo ou que não compareceriam às urnas.

A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 29 de setembro e contou com a participação de 2 mil entrevistados com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Junto de Bolsonaro, general de MS está na lista de indiciados por golpe de Estado

O general aposentado Laércio Vergílio, de 70 anos, foi indiciado pela PF (Polícia Federal), nesta…

Mourão diz que plano de golpe é “sem pé nem cabeça” e não vê crime em “escrever bobagem”

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) disse que o plano de golpe de Estado após o…

Artistas locais já podem se inscrever para os editais da Lei Aldir Blanc II

As festividades comemorativas alusivas ao feriado do Dia da Consciência Negra, se encerraram com a…