O candidato a vereador Cleber Silva (DC) levantou uma questão urgente durante sua campanha: a necessidade de um hospital público infantil em Rondonópolis, isso devido as mínimas condições do Pronto Atendimento Infantil (PA Infantil) que constantemente está sobrecarregado e sem condições adequadas para atender a demanda crescente.
“O PA Infantil é pequeno e não tem estrutura coerente para atender a demanda de atendimento na nossa cidade. Não tem UTI, não faz exames exames mais complexos como ultrassom e outros e muitas vezes as famílias precisam se deslocar até a UPA para conseguir um exame. Recentemente, foi noticiado nas redes sociais o caso de uma mãe carregando seu filho no colo até a UPA para fazer exames e nem tinha ambulância propria , inclusive depende do apoio do SAMU” destacou Cleber Silva, referindo-se à precariedade do sistema.
Ele também ressaltou que o PA Infantil dispõe de poucas vagas de enfermaria aproximadamente 20 leitos e se precisar de UTI Infantil a cidade dispõe apenas de 20 leitos, todos concentrados na Santa Casa, e que esses leitos estão constantemente lotados. “Há dias em que 310 crianças são atendidas no PA Infantil. Isso é um número absurdo para a estrutura física do local. A superlotação é uma realidade e as mães e pais sofrem com a demora por atendimento”, afirmou.
Cleber Silva lamentou que muitas crianças em estado grave precisam ser encaminhadas para outras cidades, como Primavera do Leste, por falta de vagas nas UTIs locais. (leia aqui)
“Os 20 leitos de UTI infantil da Santa Casa lotaram e tiveram crianças que precisaram ser encaminhadas para outras cidades como Primavera do Leste”, lamentou.
Ele propõe a criação de um Hospital Público Infantil como solução para desafogar o sistema e garantir um atendimento digno para as crianças de Rondonópolis.
Em 2024, algumas medidas foram implementadas para tentar melhorar o fluxo de atendimento no PA Infantil, mas, segundo Cleber, os resultados não foram suficientes. “Vamos lutar por um hospital público infantil em nossa cidade, com toda a estrutura necessária, incluindo UTI e equipamentos de diagnóstico. Nossas crianças merecem um atendimento digno e humanizado”, concluiu o candidato.