O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), anunciou nesta quarta-feira (6) os 12 nomes que vão compor a equipe de transição em Cuiabá. Sua gestão começa em 1º de janeiro de 2025.
O ex-secretário de Estado e Cultura, Jefferson Neves, será o coordenador geral. Jefferson é professor de Educação Física, e fazia parte da gestão do atual governador Mauro Mendes (União Brasil).
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) deverá formalizar, por meio de decreto, a criação de uma equipe de transição para repassar ao futuro gestor as informações essenciais sobre as políticas públicas, finanças e demais áreas de interesse da administração municipal.
Nomes confirmados
- 1 – Ana Karla Ataide Aires Costa Perdigão – Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo e especialista em Marketing
- 2 – Danilo Gaíva Magalhães dos Santos – Formado em Direito
- 3 – Everson da Silva Jesus (Johnny Everson) – Graduado em Comunicação Social, pós-graduado em Gestão Pública e Comunicação Pública, MBA Executivo em Economia com ênfase em Relações Governamentais
- 4 – Jefferson Carvalho Neves – Profissional de Educação Física, especialista em Treinamento Desportivo e Mestre em Ensino
- 5 – José Afonso Botura Portocarrero – Arquiteto
- 6 – Juscimeire Dias Luiz Falcão – Especialista em Gestão Estratégica do Serviço Público
- 7 – Lúcia Helena Barboza Sampaio – Médica com especialização em Pediatria e Homeopatia
- 8 – Murilo Bianchini – Bacharel em Ciências Políticas
- 9 – Nivaldo de Almeida Carvalho Júnior – Economista
- 10 – Rafael Alvarez Paulino Iacovacci – Formado em Direito e pós-graduado em Direito Eleitoral, Direito Agrário, Transações Imobiliárias, e Regularização Fundiária
- 11 – Valdinir Piazza Topanotti – Mestre em Engenharia Ambiental com doutorado em Urbanismo
- 12 – Willian Leite de Campos – Formado em Direito
Secretarias
Abilio anunciou, até o momento, cinco nomes que irão compor o novo secretariado durante o seu mandato.
A vice-prefeita eleita, Coronel Vânia, vai assumir a secretaria de Assistência Social.
Já o músico Johnny Everson vai assumir a Secretaria de Cultura.
José Afonso Botura Portocarrero como secretário de Planejamento Urbano.
Ana Karla Costa para comandar a Secretaria de Comunicação.
A primeira anunciada foi o nome da médica Lúcia Helena Barboza Sampaio como secretária de Saúde.
Novo prefeito de Cuiabá
Abilio Brunini (PL) foi eleito prefeito de Cuiabá no dia 27 de outubro, com 53,80% dos votos válidos. Lúdio Cabral (PT – Federação Brasil da Esperança), que também disputou o cargo, conquistou 46,20%.
Em números absolutos, Abilio recebeu 171.324 votos.
Abilio Jacques Brunini Moumer é arquiteto e, atualmente, deputado federal por Mato Grosso. Em 2016, foi eleito vereador de Cuiabá, pelo Partido Social Cristão (PSC) e em 2020, disputou disputou a Prefeitura de Cuiabá, pelo Podemos, venceu no 1º turno, mas perdeu no 2º para Emanuel Pinheiro (MDB).
Como candidato, Abilio defendeu durante a sua campanha o combate a corrupção como forma de resolver os problemas na saúde e na mobilidade urbana.