O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que vai trazer a segunda leva de brasileiros repatriados do Líbano deve chegar a Beirute nesta segunda-feira (7), por volta das 10 horas (horário de Brasília).
A previsão é de que a aeronave permaneça poucas horas em solo e logo retorne ao Brasil, com uma parada técnica em Lisboa, em Portugal. O plano, no entanto, depende da existência de condições de segurança para a realização dos voos.
O avião partiu da Base Aérea do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, neste domingo (6) à tarde, após trazer o primeiro grupo com 228 passageiros e três animais de estimação.
Segundo o governo federal, o voo priorizou mulheres, idosos e crianças, sendo dez delas de colo.
Cerca de três mil pessoas manifestaram interesse em voltar ao Brasil. Diplomatas e funcionários da área consular do Itamaraty estão conferindo as documentações para que os brasileiros que estão no Líbano possam retornar ao território brasileiro.
Na tripulação da operação batizada “Raízes do Cedro”, há uma equipe multidisciplinar com três médicos, dois enfermeiros e dois psicólogos para garantir acolhimento e assistência.