A suspensão do X no Brasil levou as instituições do mundo político a buscarem alternativas nas estratégias de comunicação.
A plataforma de Elon Musk era usada como ferramenta institucional pelo governo federal (além do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva), STF, TSE e polícias, além de candidatos nas eleições municipais.
Levantamento feito pela CNN mostra que o Blue Sky, concorrente do X, tornou-se a ferramenta mais usada. O Palácio do Planalto e o presidente Lula já estavam inscritos na plataforma, mas intensificaram o uso após a suspensão do X.
Em caráter reservado, auxiliares do presidente dizem que não “sentiram muita diferença” com a mudança e que o Blue Sky “está cumprindo o papel”. O STF, por sua vez, abriu uma conta no Blue Sky e está usando a ferramenta como canal de comunicação com o público.
Já o TSE passou a usar o Threads para substituir o X.
A polícia do Rio de Janeiro migrou sua comunicação para o Blue Sky.
Nas eleições municipais, a ausência do X foi minimizada por marqueteiros ouvidos pela CNN. Eles dizem que o Instagram é muito mais efetivo na comunicação com o eleitor.