O atual secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo (União) voltou a assumir o posto de deputado estadual, após o colega e correligionário, Eduardo Botelho (União) se afastar do cargo para focar em sua campanha política pela Prefeitura de Cuiabá.
A substituição no comando da Secretaria de Saúde já foi definida pelo governador Mauro Mendes (UNIÃO). Juliano Melo, funcionário de carreira, será o novo responsável pela pasta.
A nomeação de Juliano e a exoneração de Gilberto Figueiredo serão oficializadas na próxima semana no Diário Oficial. A saída de Botelho está marcada para quarta-feira (11).
Durante um evento na área da saúde, nesta quinta-feira (5), Gilberto confirmou sua saída e pediu aplausos para Juliano, que assume a secretaria. Gilberto deve atuar ativamente na campanha de Botelho, que, se eleito prefeito de Cuiabá, garantirá ao ex-secretário o mandato de deputado estadual por mais dois anos.
Juliano Melo, que assumirá o comando da Secretaria de Saúde, é servidor da SES há 19 anos. Nutricionista formado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Juliano tem especialização em Gestão de Saúde e vasta experiência em Vigilância em Saúde. Desde 2019, ele ocupava o cargo de secretário adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde.
Ao longo da carreira, Juliano já esteve à frente da Superintendência de Vigilância em Saúde e da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da SES. Ele também foi diretor de Vigilância em Saúde de Várzea Grande e desempenhou um papel crucial nas ações de combate à pandemia da Covid-19 no estado. Entre suas contribuições mais recentes, está a coordenação dos programas Imuniza Mais MT e Mais MT Cirurgias, além de sua atuação nas ações de Vigilância da Copa do Mundo de 2014 em Mato Grosso.