Foi decretada Situação de Emergência pelo município de Rondonópolis devido aos incêndios florestais causados pela seca e pela estiagem, que como base o fenômeno extremo de calor atmosférico das últimas semanas que tem elevado a temperatura e baixado a umidade relativa do ar, chegando a valores de desertificação, cuja marcas mínimas chegam a 15% ou a 10% de umidade. Somado ao clima extremamente quente e seco, não há previsão de chuva para os próximos 30 dias para o município o que agrava a situação.
Com a publicação do Decreto Nº 12.326 de 9 de setembro de 2024, no Diorondon-e, o município poderá acessar recursos para a execução de ações respostas e de recuperação de áreas atingidas por incêndios florestais.
Diante da série de problemas ocasionados por estes eventos adversos ocasionados pelas condições climáticas, as secretarias de Governo, Infraestrutura, Agricultura e Pecuária, Meio Ambiente, Assessoria de Segurança Pública e Defesa Civil ficam autorizadas a adotar medidas necessárias para dar respostas aos eventos adversos, podendo, adquirir bens necessários para o enfrentamento às adversidades visando o atendimento à questão de emergência, considerando que as parcelas de bens e serviços possam ser quitadas dentro dos próximos 12 meses e obedecendo a legislação em vigor.
Com o decreto publicado, a documentação que embasa o Decreto de Situação de Emergência será encaminhada aos órgãos competentes juntamente com informações dos sites de meteorologia Windy.com e o sistema do Governo Federal Panorama.sipam.gov.br.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está fazendo o monitoramento dos dados do clima em tempo real pelos sites com imagens de satélites para verificar possíveis mudanças climáticas ou focos de incêndio. O município sofre com a seca desde o segundo semestre de 2023, o que causa problemas a saúde e prejuízo ao setor produtivo.
Para combater os incêndios florestais, a prefeitura está disponibilizando 10 caminhões-pipa em caso de necessidade e dando suporte também de equipamentos para equipes do Corpo de Bombeiros. Há dois dias houve um incêndio na região do Naboreiro que foi controlado, mas o município solicita cuidados por parte da população que pode ajudar na prevenção de novos casos, não ateando fogo e descartando o lixo em local adequado. Vale destacar que devido ao calor e à seca um papel laminado ou um simples caco de vidro podem começar um incêndio.
Para denunciar crimes de incêndio ou outro crime ambiental, acione o disque denúncia da SEMMA: 66 99234-4005.
Patrícia Casali / Gcom